Comentário da Prova de Língua Portuguesa do vestibular UFRGS 2020

O professor Lucas (@olatinista) fez uma bela descrição da prova acompanhe aí e fique sabendo mais!

A prova de Língua Portuguesa do Vestibular da UFRGS 2020 manteve o padrão apresentado na última edição, em 2019. Trabalhando com todos os chamados níveis de análise da língua, as questões abordaram noções de fonologia, morfologia, sintaxe e semântica, sem deixar de lado os exercícios de compreensão e interpretação textual.


A média provisória, que ainda não leva em consideração a nota da prova de redação, foi baixa se comparada a anos anteriores, marcando 12,3 pontos. Apenas três candidatos acertaram todas as vinte e cinco questões, o que reitera o nível de dificuldade do exame.


Saiu-se bem o candidato que possuía um bom domínio da estrutura da língua, além de conhecimento daquilo que chamamos de Nomenclatura Gramatical Brasileira - a nossa NGB. Era preciso dominar a terminologia da gramática do português, entender a função de um objeto direto, as características de uma voz passiva e o processo de formação dos advérbios de modo. Foi, portanto, uma prova completa como tem que ser, à altura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

126 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon