Enem 2020: Inep diz que nova data do exame deve ser divulgada em até 3 semanas

Em enquete, 50% de participantes afirmaram preferir prova em maio de 2021; exame foi adiado em maio por causa de pandemia da Covid-19.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram nesta quarta-feira (1º) que cerca de 50% dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que participaram de uma enquete para definir a nova data do exame preferem que a prova seja realizada em maio do ano que vem, mas que a data definitiva da prova deve ser divulgada em até três semanas. O exame foi adiado em maio deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.


Dos 5,7 milhões de inscritos, mais de 1,1 milhão participaram da votação, e 49,7% optaram pelo mês de maio de 2021. Com esse dado, reuniões com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e representantes de instituições de ensino superior serão realizadas para definir a nova data do exame.

“Minha expectativa é a de que, em duas a três semanas, a gente consiga ter a data definitiva do Enem. A data sairá desse processo de discussão coletiva”, afirma Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Na enquete, os estudantes inscritos tinham três opções de data para a realização das provas nas modalidades presencial e digital, que será realizada pela primeira vez nesta edição. Duas das datas propostas eram em 2021, e isso deve ser considerado durante as reuniões para definição da data.

“Oitenta por cento dos estudantes que participaram da enquete pediram para fazer a prova em 2021. Eles tinham duas opções: janeiro e maio. Com base nessa opção, vamos conversar, mas a data pode ser diferente da data da enquete”, pondera Lopes.

Adiamento do Enem

Em maio, o Inep e o MEC anunciaram o adiamento do exame, que estava marcado para os dias 1º e 8 de novembro na versão presencial e 22 e 29 de novembro na modalidade digital. No mesmo mês, a pasta anunciou a ampliação do prazo para inscrições por cinco dias.

0 visualização
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon