top of page

Professores comentam o ENEM | Matemática e Ciências da Natureza


Alunos do Certo - Unidade Centro.

Professor Wagner - Matemática

Tiveram algumas novidades como a presença de matrizes e geometria analítica, mas de um modo geral achei a prova acessível quanto aos assuntos abordados. Alunos que estavam preparados conseguiram fazer a prova, ou seja, o Enem está mais técnico, ainda exigindo do aluno uma leitura cuidadosa. O nosso pré-prova abordou assuntos que apareceram no ENEM.


Professor Felipe - Matemática

Também fiquei surpreso com a questão de matriz (que foi bem elaborada) e com a quantidade de questões de geo. analítica. Algumas questões traziam o enunciado simples e direto em contraste com a maioria, como de costume, que pedia uma leitura mais atenta. Também como esperado o conhecimento de razões, proporções, relação entre grandezas e contagem estava presente em toda prova. De modo geral acho que a prova exigiu bastante preparo do pessoal e familiaridade com os conceitos. Mas tendo isso dava pra fazer uma boa prova.


Professor Israel - Biologia

A prova de Ciências da Natureza ao que diz respeito à Biologia, apresentou uma boa distribuição de conteúdos, equilibrada e cobrando, inclusive, conteúdos que quase não apareciam, como Zoologia e Botânica. Importante salientar também a grande ênfase na genética moderna (molecular). As questões estavam mais técnicas (exigindo bagagem teórica) e menos voltadas para o cotidiano como em outros anos e isso deixou a prova com uma dificuldade mais elevada em relação às provas anteriores. Em resumo, a prova deste ano estava com um nível alto, priorizando aqueles que estudaram e se preparam com uma boa bagagem de conhecimentos.


Professor Cristiano - Química

Com relação a prova de Ciências de Natureza, Química, tivemos questões de conteúdos já esperados como: hidrólise, tabela periódica, solubilidade e polaridade, reações orgânica, pilhas e também questões de assuntos pouco abordados na edições anteriores como isomeria e cinética química. Questões de cálculos químicos bem acessíveis e a novidade da prova foi a questão de hibridização do carbono. Foi uma prova que exigiu bastante conhecimento de conteúdos, muito treino e preparação.


Professor Luiz - Física

Em relação a prova de Física, tivemos questões, das quais já esperávamos, como: Ondas, eletrodinâmica e energia mecânica. As questões, em sua maioria, foram teóricas. Mostrando que o ENEM quer que o aluno compreenda os fenômenos físicos. Em acréscimo a isso, é importante salientar a questão de eletromagnetismo (Lei de Lenz) pelo terceiro ano seguido apareceu uma questão de eletromagnetismo, algo que não era corriqueiro no início do novo ENEM.

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page