Professores comentam o ENEM | Matemática e Ciências da Natureza


Alunos do Certo - Unidade Centro.

Professor Wagner - Matemática

Tiveram algumas novidades como a presença de matrizes e geometria analítica, mas de um modo geral achei a prova acessível quanto aos assuntos abordados. Alunos que estavam preparados conseguiram fazer a prova, ou seja, o Enem está mais técnico, ainda exigindo do aluno uma leitura cuidadosa. O nosso pré-prova abordou assuntos que apareceram no ENEM.


Professor Felipe - Matemática

Também fiquei surpreso com a questão de matriz (que foi bem elaborada) e com a quantidade de questões de geo. analítica. Algumas questões traziam o enunciado simples e direto em contraste com a maioria, como de costume, que pedia uma leitura mais atenta. Também como esperado o conhecimento de razões, proporções, relação entre grandezas e contagem estava presente em toda prova. De modo geral acho que a prova exigiu bastante preparo do pessoal e familiaridade com os conceitos. Mas tendo isso dava pra fazer uma boa prova.


Professor Israel - Biologia

A prova de Ciências da Natureza ao que diz respeito à Biologia, apresentou uma boa distribuição de conteúdos, equilibrada e cobrando, inclusive, conteúdos que quase não apareciam, como Zoologia e Botânica. Importante salientar também a grande ênfase na genética moderna (molecular). As questões estavam mais técnicas (exigindo bagagem teórica) e menos voltadas para o cotidiano como em outros anos e isso deixou a prova com uma dificuldade mais elevada em relação às provas anteriores. Em resumo, a prova deste ano estava com um nível alto, priorizando aqueles que estudaram e se preparam com uma boa bagagem de conhecimentos.


Professor Cristiano - Química

Com relação a prova de Ciências de Natureza, Química, tivemos questões de conteúdos já esperados como: hidrólise, tabela periódica, solubilidade e polaridade, reações orgânica, pilhas e também questões de assuntos pouco abordados na edições anteriores como isomeria e cinética química. Questões de cálculos químicos bem acessíveis e a novidade da prova foi a questão de hibridização do carbono. Foi uma prova que exigiu bastante conhecimento de conteúdos, muito treino e preparação.


Professor Luiz - Física

Em relação a prova de Física, tivemos questões, das quais já esperávamos, como: Ondas, eletrodinâmica e energia mecânica. As questões, em sua maioria, foram teóricas. Mostrando que o ENEM quer que o aluno compreenda os fenômenos físicos. Em acréscimo a isso, é importante salientar a questão de eletromagnetismo (Lei de Lenz) pelo terceiro ano seguido apareceu uma questão de eletromagnetismo, algo que não era corriqueiro no início do novo ENEM.

183 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon